SAP TRANSPORTATION MANAGEMENT (TM)

DEFINIR CONSULTAS PADRÃO PARA A LISTA DE TRABALHO DE ORDENS DE FRETE

Neste ASSUMBlog, você irá aprender a como realizar a configuração para definir consultas padrão para a lista de trabalho de Ordens de Frete durante o processo de transporte no SAP S/4HANA Transportation Management, mais conhecido como SAP TM. Então vamos lá mergulhar nos detalhes! 

1 –  Definir consultas padrão para a lista de trabalho de Ordens de Frete

Cenário: Relatórios sejam eles operacionais ou gerenciais, são essenciais para todas as organizações, e se tratando de gestão de transportes, o acesso a informação torna-se ainda mais importante.

No SAP Transportation Management, existem diversos relatórios denominados lista de trabalho, ou worklist, que tem a função de apresentação de informações, mas também é possível realizar modificações em massa e ações.

Desta forma, as listas de trabalho podem ter tanto uma função operacional como gerencial, com isso é considerado peça-chave no sucesso da utilização da solução de gestão de transportes da SAP.

Apesar de ser uma funcionalidade fundamental, a experiência do usuário deixa um pouco a desejar se tratando de definição de listas padrão e definição de layout.

Conhecendo dessa necessidade e capacidade do TM, em determinado cenário seu cliente levantou a necessidade de definição de listas de trabalhos de ordens de frete, padrão para todos os usuários, incluindo um layout único para facilitar a vida dos usuários que não tem experiência com SAP e diminuir a carga de atividades de cutover.

Imagem 1: SAP Fiori – Ordens de Frete – Lista de Trabalho

Configurações standard da POWL_QUERY para ordens de frete realizada. (A partir da  versão 1909 essas configurações já são instaladas com o produto S/4HANA).

Como exemplo, iremos utilizar a visão de ‘Ordens de frete pendentes de cadastro’, ou seja, todos veículos/motoristas que estão no pátio aguardando a realização do cadastro na organização.

Todas as visões necessárias para rastreamento da operação foram definidas no Academy TM da ASSUMTEK, em detalhes.

Transação S/4HANA: POWL_QUERY

1 – Ordens de frete pendentes de cadastro

a) Utilizar como exemplo o ID Consulta ‘SCMTMS_TOR_TO_ALL’

Imagem 2: SAP Gui – POWL_QUERY

b) Criar uma nova entrada, definindo um ID da consulta e demais configurações conforme abaixo

Imagem 3: SAP Gui – POWL_QUERY

O ID tipo POWL, vai definir qual lista de trabalho essa consulta será ativada. Também é possível definir o tipo de atualização dos dados.

c) Em ‘Parâmetro de consulta’, definir os filtros conforme solicitação do cliente.

Imagem 4: SAP Gui – POWL_QUERY
Imagem 5: SAP Gui – POWL_QUERY – Parâmetro de Consulta
Imagem 6: SAP Gui – POWL_QUERY – Parâmetro de Consulta
Imagem 7: SAP Gui – POWL_QUERY – Parâmetro de Consulta

d) Em ‘Configurações de consulta’ é possível determinar quais campos são obrigatórios, quais ficarão ocultos, entre outras configurações

Imagem 8: SAP Gui – POWL_QUERY – Configurações de Consulta
Imagem 9: SAP Gui – POWL_QUERY – Configurações de Consulta

e) Em ‘Datas calculadas’ é possível definir cálculo em campos de datas de forma padrão

Imagem 10: SAP Gui – POWL_QUERY – Datas Calculadas
Imagem 11: SAP Gui – POWL_QUERY – Datas Calculadas

f) Em variante de layout, vamos definir o layout com os campos mais importantes para a identificação dos motoristas

Imagem 12: SAP Gui – POWL_QUERY – Variante de Layout
Imagem 13: SAP Gui – POWL_QUERY – Variante de Layout
Imagem 14: SAP Gui – POWL_QUERY – Variante de Layout
Imagem 15: SAP Gui – POWL_QUERY – Variante de Layout

Transação S/4HANA: POWL_CAT

a) Nesta etapa vamos definir a categoria da consulta:

Imagem 16: SAP Fiori – Ordens de Frete – Lista de Trabalho

b) Definir uma nova entrada e gravar

Imagem 17: SAP Gui – POWL_CAT

Transação S/4HANA: POWL_QUERYR

a) Nesta etapa precisamos atribuir a aplicação da lista de trabalho, ao ID de consulta e categorias que foram criados anteriormente

Imagem 18: SAP Gui – POWL_QUERYR

Também é possível definir a sequência em que a categoria e a consulta serão exibidos em tela.

Menu Fiori SAP: Fiori > Administração de Ordens > Ordens de Frete – Lista de Trabalho

a) Verificar o resultado no aplicativo de Ordens de Frete – Lista de Trabalho

Imagem 19: SAP Fiori – Ordens de Frete – Lista de Trabalho

O cenário de negócio discutido e implementado neste ASSUMBlog é um requisito muito comum nas empresas embarcadoras e prestadoras de serviço de transportes, e por este motivo, se torna um conhecimento fundamental e diferenciado nas implementações SAP TM.

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Leonardo Assumpção
Arquiteto de Soluções SAP TM

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