Neste ASSUMBlog, você irá aprender a como realizar a configuração para definir consultas padrão para a lista de trabalho de Ordens de Frete durante o processo de transporte no SAP S/4HANA Transportation Management, mais conhecido como SAP TM. Então vamos lá mergulhar nos detalhes!
Cenário: Relatórios sejam eles operacionais ou gerenciais, são essenciais para todas as organizações, e se tratando de gestão de transportes, o acesso a informação torna-se ainda mais importante.
No SAP Transportation Management, existem diversos relatórios denominados lista de trabalho, ou worklist, que tem a função de apresentação de informações, mas também é possível realizar modificações em massa e ações.
Desta forma, as listas de trabalho podem ter tanto uma função operacional como gerencial, com isso é considerado peça-chave no sucesso da utilização da solução de gestão de transportes da SAP.
Apesar de ser uma funcionalidade fundamental, a experiência do usuário deixa um pouco a desejar se tratando de definição de listas padrão e definição de layout.
Conhecendo dessa necessidade e capacidade do TM, em determinado cenário seu cliente levantou a necessidade de definição de listas de trabalhos de ordens de frete, padrão para todos os usuários, incluindo um layout único para facilitar a vida dos usuários que não tem experiência com SAP e diminuir a carga de atividades de cutover.
Configurações standard da POWL_QUERY para ordens de frete realizada. (A partir da versão 1909 essas configurações já são instaladas com o produto S/4HANA).
Como exemplo, iremos utilizar a visão de ‘Ordens de frete pendentes de cadastro’, ou seja, todos veículos/motoristas que estão no pátio aguardando a realização do cadastro na organização.
Todas as visões necessárias para rastreamento da operação foram definidas no Academy TM da ASSUMTEK, em detalhes.
Transação S/4HANA: POWL_QUERY
1 – Ordens de frete pendentes de cadastro
a) Utilizar como exemplo o ID Consulta ‘SCMTMS_TOR_TO_ALL’
b) Criar uma nova entrada, definindo um ID da consulta e demais configurações conforme abaixo
O ID tipo POWL, vai definir qual lista de trabalho essa consulta será ativada. Também é possível definir o tipo de atualização dos dados.
c) Em ‘Parâmetro de consulta’, definir os filtros conforme solicitação do cliente.
d) Em ‘Configurações de consulta’ é possível determinar quais campos são obrigatórios, quais ficarão ocultos, entre outras configurações
e) Em ‘Datas calculadas’ é possível definir cálculo em campos de datas de forma padrão
f) Em variante de layout, vamos definir o layout com os campos mais importantes para a identificação dos motoristas
Transação S/4HANA: POWL_CAT
a) Nesta etapa vamos definir a categoria da consulta:
b) Definir uma nova entrada e gravar
Transação S/4HANA: POWL_QUERYR
a) Nesta etapa precisamos atribuir a aplicação da lista de trabalho, ao ID de consulta e categorias que foram criados anteriormente
Também é possível definir a sequência em que a categoria e a consulta serão exibidos em tela.
Menu Fiori SAP: Fiori > Administração de Ordens > Ordens de Frete – Lista de Trabalho
a) Verificar o resultado no aplicativo de Ordens de Frete – Lista de Trabalho
O cenário de negócio discutido e implementado neste ASSUMBlog é um requisito muito comum nas empresas embarcadoras e prestadoras de serviço de transportes, e por este motivo, se torna um conhecimento fundamental e diferenciado nas implementações SAP TM.
Quer ter acesso a diversos conteúdos como esse sobre SAP TM? Clique no link abaixo e inscreva-se no Grupo TM Elite da Assumtek.
Acesse já: https://go.assumtek.com.br/lead/tm-elite-blogs
Leonardo Assumpção
Arquiteto de Soluções SAP TM