Neste ASSUMBlog, você irá aprender a como realizar a configuração para realizar transferências entre centros com emissão de notas fiscais durante o processo de gerenciamento de materiais no SAP S/4HANA Materials Management, mais conhecido como SAP TM. Então vamos lá mergulhar nos detalhes!
Cenário:Em uma implementação SAP, o cliente pode ter mais de um centro ligado à sua empresa, então surge a necessidade de transferência de mercadorias entre centro, no SAP utilizamos o processo STO para atender essa necessidade.
O processo de STO (Stock Transfer Order) no SAP Standard é utilizado para transferir mercadorias entre diferentes locais dentro da mesma empresa. Ele permite o movimento de estoque de uma planta ou depósito para outro, garantindo a atualização correta dos registros contábeis e do estoque envolvido.
Customizações:
Dicas de configurações:
SPRO -> SAP Customizing guia de implementação -> Administração de materiais -> Compras -> Pedido -> Definir pedido de transferência de estoque -> Definir dados de expedição para os centros.
a) Nessa configuração, temos que ter o cliente cadastrado como centro, ligado ao centro, com os dados corretos de expedição.de
SPRO -> SAP Customizing guia de implementação -> Administração de materiais -> Compras -> Pedido -> Definir pedido de transferência de estoque -> Atribuir tipo de remessa e regra de verificação
b) Nessa configuração, atribuímos o tipo de remessa ao pedido de transferência, nesse caso estamos utilizando uma Standard, YFDT.
SPRO -> SAP Customizing guia de implementação -> Administração de materiais -> Compras -> Pedido -> Definir pedido de transferência de estoque -> Atribuir tp.documento, proced.em uma etapa, tolerânc.fornmto.incompleto
c) Essa configuração, falamos que o centro 1000 poder fornecer para o centro 6000.
d) A próxima configuração será na view J_1BIM02V, via SM30.
Os movimentos 861 e 861 tem que estar marcados como relevantes para NF com a opção U, essa configuração irá fazer o movimento gerar a nota fiscal. SAP Note 123124.
e) Para uma validação, se o centro fornecedor está cadastrado como fornecedor e o centro recebedor, esta cadastrado como cliente, podemos utilizar a tabela T001W, via SE16N:
Transações para a execução do processo STO:
ME21N STO – Criar pedido do tipo UB.
VL10B Criação da Delivery automática.
VL02N Saída de mercadoria com o movimento 862, e emitindo nota fiscal.
MIGO Entrada da mercadoria com o movimento 861
Relatório Estoque em Trânsito:
MB5T Consulta estoque em trânsito.
MMBE Consulta de Estoque.
É importante lembrar que quando o Support Package do SAP estiver atualizado, apenas as configurações básicas precisam ser feitas, porém em alguns casos se o ambiente estiver desatualizado, pode ser necessário a aplicação de outras SAP Notes, e apenas lembrando que o processo STO apenas atende materiais estocáveis.
O cenário de negócio discutido e implementado neste ASSUMBlog é um requisito muito comum nas empresas que realizam a gestão de materiais com o S/4HANA, e por este motivo, se torna um conhecimento fundamental e diferenciado nas implementações SAP MM.
Quer ter acesso a diversos conteúdos como esse sobre SAP MM? Clique no link abaixo e inscreva-se no MM Elite da Assumtek.
Acesse já: https://go.assumtek.com.br/lead/mm-elite-blogs
Luiz Godoy
Consultor SAP MM