SAP MATERIALS MANAGEMENT (MM)

Estratégia de Determinação de Lotes

Estratégia de Determinação de Lotes

No contexto do SAP MM (Materials Management), a funcionalidade de Lote refere-se a uma característica essencial para o controle e rastreamento de materiais específicos que são produzidos ou adquiridos em uma única “fornada” ou “lote”. Essa funcionalidade é especialmente importante em setores como farmacêutico, alimentos, bebidas, químicos e outros, onde a rastreabilidade e a gestão rigorosa de lotes são cruciais para garantir a conformidade regulatória, a qualidade do produto e a segurança do consumidor.

No caso de materiais administrados por lotes, o SAP disponibiliza uma ferramenta onde os lotes podem ser determinados automaticamente pelo sistema na utilização dos materiais, seja um consumo de ordem de produção, movimentação de MM ou expedição de SD.

Esta determinação tem como base critérios de ordenação pré-definidos na configuração do sistema.

Configurações existentes

Como pré-requisito para a estratégia de determinação de lotes, temos a avaliação do lote do material através de características. Assim, no momento da entrada do lote de material no estoque este deverá ter suas características avaliadas. Esta avaliação pode ser feita de forma automática pelo SAP, a partir de critérios pré-definidos, que estejam constantes nas tabelas de cadastros de lotes (MCHA – cabeçalho do lote e MCH1 – item do lote). Este é o caso que usaremos no exemplo demonstrado nesta OPL, que é a determinação do lote através do FIFO (first in, first out), ou seja, o consumo de lotes através da data mais antiga de entrada em estoque para a mais nova. A data da criação do lote é uma das informações constantes no cadastro do lote. Assim, podemos tomar esta informação como critério para determinação.

Também poderiam ser utilizados para determinação, critérios informados manualmente pelos usuários na classificação do lote, ou através de user-exits, mas usualmente, as informações standard são suficientes para a determinação.

Um ponto importante para a classificação automática de um lote na entrada de mercadoria é fundamental que a classe de lote esteja informada no cadastro do mestre de materiais. Assim, no momento da entrada de mercadoria (avaliação do lote), o sistema irá determinar automaticamente o valor da característica do lote.

Assim, teremos:

A) Criar Classe para Lotes

A criação de lotes é realizada na transação CL01. Vale ressaltar que o objeto de classe não é transportável, ou seja, deve ser realizado manualmente em todos os ambientes do cliente.

A classe tem como objetivo agrupar determinadas características que serão informadas para o lote. Ela é composta por uma primeira aba de dados básicos, uma segunda aba de palavras chave (palavras para ajudar a busca de uma classe), a aba que indicará quais as características que farão parte da classe e uma aba de textos. Um ponto importante sobre a criação da classe é que o tipo de classe a ser utilizado deve ser o tipo standard 023 (ou outro que seja referente a lotes).

No exemplo, será criada uma classe de nome MM_DETERMINALOTES, que possuirá a característica MM_DATA_LOTE.

B) Criar Característica

A criação da característica pode ser feita através da própria transação de criação de classe (CL01) ao informar uma característica ainda inexistente no sistema, ou através da transação CT04. Tal qual a criação de classe, vale ressaltar que as características não são transportáveis e deverão ser criadas manualmente nos mandantes da empresa.

É importante salientar que no momento da criação da característica não é informando o valor da avaliação da característica, mas sim o critério para o qual será avaliada (no exemplo, informando que iremos avaliar os lotes por data de criação, mas neste momento não informamos qual a data de criação, o que irá ocorrer apenas na entrada de mercadoria para o lote).

Para a criação da característica, possuímos 5 abas de informações. São elas:

DdsBásicos: Dados básicos da característica, como nome, status, formato – que indica o tipo do campo, se texto, valor, número ou data – e Avaliação, que indica se o valor será único ou haverá mais de uma informação para o lote.

No caso da uma informação para determinação de lote, o valor deverá ser sempre único, para que haja a determinação correta. A aba de Denominações seria a descrição detalhada da característica ou mesmo a tradução para outro idioma. A aba de valores seria utilizada em caso de avaliação através de valores pré-definidos no sistema, o que não será o caso nesta atividade. A Aba mais importante neste caso será a aba de dados adicionais.

Na aba de dados adicionais deverão ser informadas as tabelas de origem dos dados para avaliação automática. Assim, a partir do valor constante nestas tabelas, o sistema tomará a informação para avaliação da característica. No exemplo dado, estamos buscando o campo ERSDA (data da criação) das tabelas MCHA e MCH1 (cabeçalho e item do lote respectivamente). Poderia ser utilizado ainda um campo de data da disponibilização do lote, data do vencimento, de acordo com o processo da empresa.

O sistema standard da SAP já possui algumas características criadas. São elas:

• LOBM_BWTAR: tipo de avaliação (só p/ lotes nív.centro)
• LOBM_ZUSTD: estado
• LOBM_LVORM: marcação para eliminação
• LOBM_QNDAT: data do próximo controle
• LOBM_VERAB: data de disponibilidade
• LOMB_VFDAT: data de vencimento

C) Criação de regra de ordenação:

A regra de ordenação indica qual a ordem os lotes serão ordenados para a seleção. Nesta regra de ordenação, é indicada a característica criada no item anterior.

A regra de ordenação é criada no customizing no seguinte caminho:

Logística geral > Administração de lotes > Determinação de lotes e verificação de lotes > Definir regras de ordenação
Tal quais os passos anteriores, a regra de ordenação não é transportável, sendo necessária sua criação em todos os ambientes do cliente.

No nosso exemplo, temos:

Selecionar “Crias regras de ordenação”;

Informar o nome da sequencia de ordenação que está sendo criada;

Nos dados básicos, informar a descrição da sequencia de ordenação, bem como o status 1 = Liberado.

Após informar os dados básicos, clicar no botão “Características”. Nesta nova tela, informar a característica informada na classe, e indicar a regra de ordenação (crescente ou decrescente).

D) Sequencia de Acesso

A sequencia de acesso estipula a forma e o nível que o sistema irá utilizar para executar a determinação de lotes. É baseada em informações básicas constantes nos processos a partir das quais será feita a determinação. Por esta razão, a partir deste passo, a uma separação na determinação dos lotes de acordo com o processo onde será feita a determinação. No menu do customizing do SAP, temos:

  • Logística geral
    • Administração de lotes
      • Determinação de lotes e verificação de lotes
        • Sequências de acesso
          • Definir sequências de acesso – administração de estoques
          • Definir sequências de acesso – ordem de produção
          • Definir sequências de acesso – ordem de processo
          • Definir sequências de acesso – vendas e distribuição
          • Definir sequências de acesso – administração de depósitos

 

Assim, de acordo com o processo onde será feita a determinação do lote, verificaremos qual a sequencia de acesso. No nosso, exemplo, estamos tratando da determinação do lote para um movimento de material. Assim, a opção escolhida será a “Definir sequências de acesso – administração de estoques”. É importante salientar que usualmente as sequencias de acesso já disponibilizadas pela SAP já atendem os processos comuns das empresas.

Conforme print acima, as sequencias de acesso standard estabelecem:

• ME01 – O acesso será realizado através do tipo de movimento que se esteja realizando, para qual centro e para determinado material;
• ME02 – O acesso será global no centro;
• ME03 – O acesso será realizado através do tipo de movimento e material.

E) Tipos de Estratégias

Definidas a regra de ordenação e a sequencia de acesso que serão utilizadas, deverá ser criado o tipo de estratégia para determinação do lote.

Neste passo, também existe uma configuração específica para cada tipo de processo, conforme customizing:

  • Logística geral
    • Administração de lotes
      • Determinação de lotes e verificação de lotes
        • Tipos de estratégias
          • Definir tipos de estratégias – administração de estoques
          • Definir tipos de estratégias – ordem de produção
          • Definir tipos de estratégias – ordem de processo
          • Definir tipos de estratégias – vendas e distribuição
          • Definir tipos de estratégias – administração de depósitos

 

Neste exemplo, utilizaremos a opção “Definir tipos de estratégias – administração de estoques”.

Apesar do SAP standard já trazer dois tipos de estratégia standard criados com o mesmo nome de sequencia de acesso, não há necessariamente uma ligação específica para este ponto, podendo ser criado outro range de nomes.

Alguns pontos importantes nesta tela:

  • Informar a sequencia de acesso que será utiliza nesta estratégia

  • Informar a classe e a sequencia de ordenação criadas para a determinação do lote:

  • Informações de Partição de lotes:

  1. Núm. Partições: Informa se é permitida a partição do lote e Número da partição do lote permitida na determinação de lotes.
  2. Modif.permitida: Informa se é permitida a modificação da partição de lotes pelo usuário
  3. Forn.exc.perm: Fornecimento excessivo permitido na determinação de lotes – Possibilita o fato de o total de quantidades de partição dos lotes encontrados ser maior que a quantidade necessária solicitada.
  • Informações de proposta de quantidade:

  • o Exibição UM: Selecionar entre as opções: (A) – Exibição em unidade de gestão de estoque e (B) – Exibição em unidade de medida do registro do documento.
  • Diálogo determin.lotes: Código que controla se a determinação de lote deve ser efetuada em processamento visível.
  • Proposta qtd.: É possível utilizar um programa distinto para a estratégia de determinação de lotes. Usualmente se utiliza a opção 1 (Atribuição top-down).

F) Definição do Esquema de pesquisa

Nesta seção, o usuário define esquemas de pesquisa, atribuindo tipos de estratégia aos mesmos na sequência, na qual o sistema deverá determinar os registros de estratégia.

Neste passo, também existe uma configuração específica para cada tipo de processo, conforme customizing:

 

  • Logística geral
    • Administração de lotes
      • Determinação de lotes e verificação de lotes
        • Definição esquema de pesquisa de lotes
          • Definir esquema de pesquisa – administração de estoques
          • Definir esquema de pesquisa – ordem de produção
          • Definir esquema de pesquisa – ordem de processo
          • Definir esquema de pesquisa – vendas e distribuição
          • Definir esquema de pesquisa – administração de depósitos

 

Neste exemplo, utilizaremos a opção “Definir esquema de pesquisa – administração de estoques”.

 

O fundamental deste passo é se certificar que o esquema de pesquisa informe corretamente no campo tipo de condição de acordo com o tipo de estratégia criado no item anterior. Será este esquema de pesquisa que será vinculado aos movimentos, tipos de ordens, etc, para a determinação de lote.

G) Atribuir esquema de pesquisa de lote e ativar controle

Nesta seção, o usuário atribui aos esquemas de pesquisa já definidos, parâmetros de aplicações específicas.

Assim como nos itens anteriores, neste passo, também existe uma configuração específica para cada tipo de processo, conforme customizing:

  • Logística geral
    • Administração de lotes
      • Determinação de lotes e verificação de lotes
        • Atribuir esquema de pesquisa de lote e ativar controle
          • Atribuir esq.pesquisa a adm.estoques e ativar verificação
          • Atribuir esquemas de pesquisa à produção e ativar controle
          • Atribuir esq.pesquisa a vendas e distrib. e ativar controle
          • Atribuir esquema de pesquisa a administração de depósitos

Neste exemplo, utilizaremos a opção “Atribuir esq.pesquisa a adm.estoques e ativar verificação”.

O campo “Verifica.lote” controla se os lotes, entrados manualmente em uma transação comercial, são verificados por oposição aos critérios de seleção gravados para a determinação de lotes.

H) Criar regra de determinação de lotes

Criadas as configurações acima para a determinação automática de lotes, deve-se então fazer o cadastro da regra determinação de lote, de acordo com o tipo de estratégia criado no item E deste documento.

Este cadastro não é transportável (deve ser feito em cada ambiente da empresa). De acordo com o processo que esteja sendo tratado na empresa, ele deverá ser realizado em uma transação específica, conforme abaixo:

Criar estratégia pesquisa lotes PP

COB1 / COB2 / COB3

Criar estratégia pesquisa lotes MM

MBC1 / MBC2 / MBC3

Criar estratégia pesquisa lotes SD

VCH1 / VCH2 / VCH3

Criar estratégia pesquisa lotes WM

LS51 / LS52 / LS53

Como nosso exemplo estamos tratando de administração de material, a configuração deverá ser feita na transação MBC1.

  • Informar o tipo de estratégia criado no item E deste documento:

  • Como trabalhos com uma estratégia onde apenas o centro era determinante para a estratégia, informaremos apenas este valor. Caso se esteja utilizando outros valores (material, tipo de ordem de produção, movimento de material, ordem de venda), os valores serão indicados neste mesmo momento.

Nesta tela ainda deverão ser informados:

  • Número de partições de lotes permitidas: Caso possam ser realizadas partições indefinidas, informar 999;
  • Modificação permitida: Indica se é permitida a modificação pelo usuário;
  • Diálogo determinação de lotes: Código que controla se a determinação de lote deve ser efetuada em processamento visível.
  • Identificação para exibição de UM na determinação de lotes: Código para a unidade de medida na qual as quantidades são exibidas durante a determinação de lote.

É de extrema importância que depois de informados estes valores, seja acessado os dois botões superiores, de “Critérios de Seleção” e após, “Ordenação”. Nas telas que se sucederão não deverá ser preenchida nenhuma informação, porém, só assim, ficará ativa a determinação. Ao se clicar nestes botões, serão preenchidos os dois flags na tela inicial.

I) Conforme indicado no item A deste documento, deve-se ter atenção para que os materiais administrados por lotes, tenham a classe criada presente em seu registro mestre – sem valor determinado.

Teste final após o ajuste

Determinação de lotes no consumo (movimento 201)

Partindo-se do princípio que tenho 3 lotes de material:

Determinação de lotes nas transações MB.. (MB1B, MB1C, MB1A)

Para determinação do lote nas transações MB, deve-se informar na campo número de lote um asterisco (*). Ao se clicar no botão Enter, irá aparecer uma tela de diálogo informando a seleção.

Neste exemplo, está sendo solicitada uma quantidade de 30 unidades. O sistema buscou os três lotes em estoque e os ordenou. De acordo com a quantidade disponível em cada lote, identificou a necessidade de utilizar dois lotes de material.

Ao se clicar no botão Aceitar, o sistema transfere os lotes, criando outra linha para um segundo lote caso necessário.

Determinação de lotes na transação MIGO

Para determinação do lote nas transações MIGO, deve-se clicar no botão . Ao se clicar neste botão, irá aparecer uma tela de diálogo informando a seleção.

Neste exemplo, está sendo solicitada uma quantidade de 30 unidades. O sistema buscou os três lotes em estoque e os ordenou. De acordo com a quantidade disponível em cada lote, identificou a necessidade de utilizar dois lotes de material.

Ao se clicar no botão Aceitar, o sistema transfere os lotes, criando outra linha para um segundo lote caso necessário.

O cenário de negócio discutido e implementado neste ASSUMBlog é um requisito muito comum nas empresas que realizam a gestão de materiais com o S/4HANA, e por este motivo, se torna um conhecimento fundamental e diferenciado nas implementações SAP MM.

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James Montanini
Consultor SAP MM

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